Se corpos passam a vida tentando provar que têm o direito de existir exatamente como são, não é porque exista algo de errado com eles, mas porque uma sociedade obcecada por classificações insiste em tratar a diversidade humana como um problema a ser corrigido. É desse conflito que parte “Me Deixa Ser” , documentário dirigido por Viviane D’Avilla, que acompanha pessoas intersexo no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos. O filme reúne experiências de descoberta, afeto, militância e construção da autonomia corporal, deslocando o debate para quem tantas vezes foi tratado como objeto de observação médica, curiosidade ou constrangimento.
Ao aproximar histórias de diferentes países, D’Avilla evidencia que a experiência intersexo não pode ser reduzida a uma categoria clínica: ela envolve relações familiares, acesso à informação, pertencimento, intimidade e o direito de construir a própria narrativa. Um dos pontos mais delicados abordados pelo filme é a realização de intervenções médicas irreversíveis em bebês e crianças intersexo para adequar seus corpos a padrões convencionais de sexo. Essas práticas, frequentemente justificadas pela promessa de facilitar a integração social, podem produzir consequências físicas e psicológicas permanentes. O documentário dá dimensão humana a um debate que frequentemente se esconde atrás de termos técnicos. Quando alguém conta o que aconteceu com seu corpo, a discussão deixa de ser apenas sobre protocolos médicos e passa a ser sobre poder, integridade e o direito de decidir.
Entre as pessoas retratadas estão Carolina Iara, parlamentar brasileira e referência na luta pelos direitos das pessoas intersexo; Vidda Guzzo, da Intersexo Brasil, que leva o tema a espaços internacionais; Hida Viloria, escritora e ativista conhecida pelo livro “Born Both”; Aanandh Rajappan, da Índia; e os norte-americanos Tiger Devore e Lyss Ball. A presença dessas trajetórias ajuda a afastar o documentário de uma abordagem que transforma pessoas intersexo em exemplos de sofrimento. São indivíduos com histórias, posições políticas e formas próprias de compreender a experiência corporal.
O lado internacional do filme também permite pensar as diferentes formas pelas quais a intersexualidade é compreendida em contextos culturais distintos. A experiência de Aanandh Rajappan, na Índia, não deve ser confundida automaticamente com a de pessoas intersexo no Brasil ou nos Estados Unidos, e tampouco se deve tratar a diversidade de gênero presente em comunidades indianas como sinônimo de intersexualidade. São realidades que podem se cruzar, mas possuem histórias e significados próprios. O mérito de reunir essas perspectivas está em mostrar que não existe uma única maneira de viver a diversidade corporal.
“Me Deixa Ser” confronta séculos de classificações e hierarquias: o corpo de uma pessoa não precisa corresponder às expectativas de terceiros para merecer respeito. A autonomia corporal não é um luxo, nem um privilégio concedido quando a sociedade se sente confortável com determinada diferença. É um direito. Ao fazer de experiências pessoais uma reflexão pública, Viviane D’Avilla contribui para deslocar o debate da curiosidade sobre corpos considerados incomuns para a responsabilidade coletiva de garantir que ninguém seja submetido a intervenções irreversíveis apenas para se tornar socialmente mais aceitável.


Nenhum comentário:
Postar um comentário